quarta-feira, 21 de novembro de 2012

BOXER DE 4 MESES DE IDADE SALVA DA EUTANÁSIA (CINOMOSE FASE NERVOSA)

Em agosto de 2012 a cadelinha da raça Boxer de 4 meses de idade foi diagnosticada com Cinomose - fase nervosa.
Recomendação: sacrifício (mas a veterinária me conhecia e acabou indicando a homeopatia caso a dona quisesse tentar).
Imediatamente o caso passou para mim.
Breve histórico da Boxer: é muito carinhosa; ADORA colo; gosta de ficar perto da gente; não reclama no banho; é muito calminha; adora brincar!!!; bebe muita água; "ronca bastante!; como ela pára, ela dorme, na pose que for! Se alguém mexer nas suas patas, orelhas, o que for, ela nem se mexe, não acorda de jeito nenhum! Capota!" (palavras da proprietária e observados na consulta).
Exame físico inicial:
- FC 130bpm;
- Temperatura 38,8oC;
- Mucosas ocular e gengival rosadas;
- TPC: aproximadamente 1,5 segundos;
- Secreção ceruminosa do ouvido esquerdo maior que a do direito, escura, seca, cor normal, odor característico;
- Descamação fina generalizada por todo o corpo;
- Presença de poucas e pequenas pústulas na região abdominal;
- Incoordenação motora dos membros posteriores ao caminhar;
- Balançar da cabeça o tempo todo.

Quinze dias após inciado o tratamento, foi realizado o retorno:
Exame físico retorno: secreção ceruminosa normal em ambos os ouvidos. Sem descamação pelo corpo, apenas a presença de pequenas pústulas na região abdominal. Seu caminhar está mais firme, muito pouco se nota o caminhar levemente alterado dos membros posteriores. Está sem o balançar da cabeça. Os demais valores estavam normais.

Novo medicamento usado por 7 dias, palavras da proprietária: "o novo medicamento deixou ela muito ativa! Já está aprontando bastante!".
Logo após iniciou-se o próximo medicamento por também 7 dias, palavras da
 proprietária: "ela ficou bem mais ativa sim, o caminhar está normal, está andando normalmente, não vejo nenhuma dificuldade, inclusive ela já não tem mais medo de subir e descer escadas".

Retorno após 1 semana, ou seja, praticamente após 1 mês de tratamento ela está 100% recuperada!

"Animais saudáveis, animais felizes!"

Abraço,
 
Carol.

3 comentários:

  1. Minha cachorro esta com cinomose nao esta andando levei ao veterinario hoje.mais ele me disse que tenho que sacrificar ela mais nao tenho coragem me ajudem por favor tem algo que eu possa fazer pra reverter essa cituacao estou disposta a cuidar

    ResponderExcluir
  2. tenho uma com cinomose tem 3anos de idade não desisto é ela não está andando não sacrifíque!

    ResponderExcluir